quinta-feira, 17 de março de 2011

Alerj tenta acordo para piso

Alerj tenta acordo para piso regional

                     O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Ricardo Abrahão (PDT), reuniu-se ontem com sindicalistas para discutir o reajuste do piso regional do estado. Trabalhadores reivindicam aumento real de 4,5%,mais a reposição da inflação. O deputado tentará chegar a um consenso na Casa em torno do reajuste, assim que a proposta do governo for finalizada.

“Vamos agendar reunião entre os representantes dos trabalhadores e o presidente da Casa (Paulo Melo). Por enquanto, não adianta especularmos”, afirmou Abrahão, referindo-se à expectativa de que o governo siga o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo — de 6,86%. Segundo a assessoria do Palácio Guanabara, a decisão do governo ainda não foi tomada e, por isso, o projeto não foi enviado à Alerj.

Caso a mensagem do governador Sérgio Cabral siga para a Assembleia semana que vem, conforme a expectativa na Casa, há possibilidade de o reajuste ser aprovado ainda este mês. Isso só ocorreria se fosse em regime de urgência, e as comissões dessem seus pareceres no Plenário.
A decisão de Cabral de enviar mensagem à Alerj sem consenso provocou ontem o cancelamento da reunião do Conselho Estadual de Trabalho e Renda, conforme O DIA antecipou com exclusividade. No começo do mês, o governador decidiu unilateralmente que o reajuste do piso seria baseado no aumento concedido para o salário mínimo nacional, contrariando a bancada dos trabalhadores no conselho e desautorizando o secretário estadual de Trabalho, Brizola Neto (PDT), que defendia um reajuste de 10,86%.

Neto deixará o cargo e a pasta será comandada por Sérgio Zveiter, também do PDT. Segundo a secretaria, a exoneração ainda não foi oficializada e a transição no comando está em andamento. Brizola Neto vai reassumir seu mandato na Câmara dos Deputados.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário: