quinta-feira, 31 de março de 2011

O FAMIGERADO OGX

Eike investe US$ 2 bi para OGX chegar a 2020 com 1.3 milhão de barris diários


FPSO OSX-1 será fretado à OGX para operação na Bacia de Campos
OGX quer chegar a 2015 produzindo 700 mil barris por dia e a 2020 com a produção ampliada para 1,3 milhão 1,3 milhão de barris diários. Para tanto, a empresa de petróleo do grupo de Eike Batista vai investir US$ 2 bi e já prepara o início da operação do seu primeiro poço.
Os pesados investimentos e 2011 serão focados no implemento da campanha exploratória, que tem como meta 35 poços.

Paulo Mendonça, Diretor Geral e Diretor de Exploração e Produção da OGX
Mas, nem tudo são flores. O Diretor Geral e Diretor de Exploração e Produção da OGX, Paulo Mendonça, ex-Petrobras, faz críticas à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Segundo ele, a partir das descobertas do pré-sal os leilões da agência deixaram de oferecer boas área marítimas e o novo modelo de partilha coloca a Petrobras como única operadora: “Não podemos nos submeter a essas regras. Não há nenhum time melhor do que o nosso hoje no Brasil, capaz de indicar os melhores lugares para perfuração.  Pode haver igual, como é o caso da Petrobrás. Mas nossa empresa tem esse corpo de engenharia e quer utilizá-lo como empresa de exploração”.
Segundo o Diretor de Desenvolvimento de Produção da OGX, Reinaldo Belotti, o pior de não se ter novas áreas sendo oferecidas no país é que a OGX deverá buscar fora do Brasil novas oportunidades, como fez no ano passado, adquirindo cinco blocos na Colômbia. “É uma pena para o Brasil, vai ser uma inteligência que foi desenvolvida aqui, dentro dos quadros da Petrobrás, mas que vai ser aplicada em outros países. Nós vamos crescer, mas vamos crescer em outros países. Isso é uma grande dor de cotovelo.”
Fontes: Saulo Pessanha e Esdras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Repíto comentário que postei em outro blog:

Até o ano de 2020 a OGX investirá 2 bilhões de dólares para conseguir produzir 1,3 milhão de barris diários. Esses barris retornarão ao mês 4,29 bilhão de dólares. Façam as contas aí: petróleo a U$110,00 o barril, 1.300.000 barris por dia, durante trinta dias do mês = U$ 4.290.000.000,00 (quatro bilhões e duzentos e noventa milhão de dólares) em um mês de produção.
Dos 4,29 bilhão de dólares sairá o pagamento de impostos, royalties, manutenção de equipamentos e empregados, o lucro mensal será uma fábula, uma quantia aviltante.
Provavelmente, menos de três meses de produção pagará tudo que foi investido ao longo de mais de 10 anos, não sei quanto já foi investido, mas sei fazer conta. Só que a prospecção começará muito antes de 2020.
E o pior é ver esse sujeito reclamar da nova legislação de exploração. Na lei antiga o lucro ficava todo com quem comprasse o poço, agora não, o Brasil passa a ter direito a uma parte do petróleo, pois a requeza é do país e não somente do empresário.
Não vejo nenhum problema no fato deles crescerem fora do Brasil, afinal o nosso petróleo ficará quietinho lá embaixo esperando o momento certo de ser explorado, felizmente ele não irá se deteriorar.
O petróleo da Colômbia irá deixar os empresários americanos e brasileiros bilhonários. Mas os colombianos continuarão na mesma m. de sempre, lamentável para eles.
Os empresários estão com saudades da legislação criada no Governo Fernando Henrique, onde eles ficavam bilhonários, mas os brasileiros pobres continuavam na mesma miséria, porque o petróleo só servia para beneficar ao empresário.
Quanto a questão do emprego a ser gerado aqui dentro, no momento em que o petróleo for extraído os empregos serão gerados, até porque não existe prospecção de petróleo que não gere empregos.
O lucro é tão estupendo que eles estão ávidos por um novo leilão de área de exploração.
Conforme documento do Wikileaks, Serra fez reunião no final de 2009, quando era lider nas pesquisas de votos, para tranquilizar os empresários americanos, avisando-os que, se eleito, retornaria a legislação anterior, inclusive para o pré-sal.
Felizmente, o Brasil não o elegeu, senão estaria amargando essa derrota.
O fato só veio a tona no final de 2010, após as eleições, com vazamento dos documentos no site wikileaks.

Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br

Anônimo disse...

interessante nascimento jr, adorei seu ponto de vista. a galera de petroleo e gas nao aguenta mais ver o dinheiro do royalties indo pro bolso de alguns, poucos, bem poucos.