domingo, 27 de março de 2011

Soluções Sustentáveis


Embora a construção de hidrelétricas tenha sido criticada por seus impactos ambientais e sociais, a produção de etanol com cana de açúcar foi elogiada por praticamente todos os convidados internacionais. Tanto Schwarzenegger, quanto Clinton, foram otimistas com relação a uma possível queda das barreiras tarifárias americanas ao combustível renovável - o que dá esperanças para o sucesso do etanol como commodity global.
Por causa do desastre no Japão, a energia nuclear também foi bastante questionada, mas as posições foram divididas. Como alternativas foram apontadas a geração eólica e solar - duas tecnologias que o Brasil utiliza pouco ainda e foi cobrado por causa disso. O que pareceu claro para os convidados é o fim da era de um mundo movido a combustíveis fósseis, mais pelo problema do aquecimento global que pela sua finitude. Alertas para e empolgação com o pré-sal foram dados.
Formada em sua maioria por executivos e diretores de grandes corporações no Brasil, a plateia do fórum também recebeu diversas dicas de como aplicar a sustentabilidade nos negócios, mostrando que é possível conciliar o crescimento econômico e a preocupação ambiental. Além disso, tanto o empresário Richard Branson, como o consultor Adam Werbach, foram taxativos ao afirmar que as companhias que não perceberem a mudança de rumo estão fadadas ao declínio. "Sustentabilidade em empresas significa possibilidade de lucro em longo prazo", afirmou Werbach na sexta-feira.

Nenhum comentário: