quarta-feira, 16 de março de 2011

Terremoto pode ter mudado o eixo da Terra


Terremoto do Japão pode ter mudado eixo da Terra e cortado os dias



O eixo  da Terra pode ter mudado e os dias cortados devido ao terremoto de 8,9 graus na escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) que atingiu o Japão no dia 11 de março.
Os cálculos indicam que, ao mudar a distribuição da massa da Terra, o sismo pode ter causado que o planeta gire um pouco mais rápido, cortando a duração de um dia cerca de 1,8 microsegundos (1 microssegundo é 1 milionésimo de segundo).
O pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, Richard Gross, e sua equipe aplicaram um complexo modelo geológico para realizar um cálculo teórico preliminar de como o terremoto do Japão afetou a rotação da Terra.
Os cálculos também indicam que o movimento deve ter mudado a posição do eixo (ao redor do qual se equilibra a massa do planeta) cerca de 17 centímetros, em direção 133 graus longitude este.
Tal fato não pode ser confundido com o eixo norte-sul, que também se movimentou cerca de 10 metros, e fará com que a Terra se oscila diferente à medida que viaje, mas não vai causar uma mudança significativa.
A Nasa informou em comunicado que ambos cálculos provavelmente mudarão à medida que os dados sobre o terremoto sejam mais precisos.

Nenhum comentário: