domingo, 24 de abril de 2011

ANTES DE VOTAR: BAFÔMETRO


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem uma lei que estabelece que eleitores terão que passar pelo teste do bafômetro antes de votar. Por cinco votos a zero, os ministros decidiram que o teste não será obrigatório: quem se recusar pode ir para casa, mas não poderá votar.
"Acreditamos que isso fará cair drasticamente o arrependimento dos eleitores e é uma lei mais fácil de aprovar do que a ficha limpa", disse um ministro, que pediu para não ser identificado. A legislação tem o mesmo princípio da Lei Seca: "Se você não pode dirigir um carro bêbado, não pode votar em embriagado. Aliás, o número de vítimas pode até ser maior", explicou um jurista.
"Alguns políticos são como aquele parceiro que você leva para casa bêbado e se arrepende no dia seguinte. A diferença, neste caso, é que o eleitor que vota bêbado leva o eleito para a casa de todo mundo", afirmou um ministro.
A lei, porém, não afeta os candidatos. Eles poderão continuar bebendo e se candidatando. Até porque a maioria esquece tudo o que prometeu no dia seguinte - mesmo sóbrio.
Fonte: Revista Epoca

Nenhum comentário: