quarta-feira, 6 de abril de 2011

SUPERCAIXONEIRO PARA O SUPER PORTO

Maior caixa de aço do mundo para o Porto do Açu já ancorada no Rio 

 O supercaixoneiro de aço chegou da Espanha na semana passadas


O supercaixoneiro de aço da Acciona, que servirá como molde para blocos gigantes de concreto, uma proteção entre o Superporto do Açu, no município de São João da Barra, e o mar, já chegou da Espanha, na semana passada. A peça flutuante, de 80 metros de comprimento, 51 metros de altura e 30 metros de largura está ancorada na costa do Rio de Janeiro, e foi conhecida pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, durante visita na tarde de ontem.
Segundo especialistas da Secretaria Estadual de Transportes, o uso desta tecnologia representa um novo capítulo na história das construções de portos no mundo. Este método, pioneiro em toda a América, além de ser o que há de mais moderno no setor, é ecologicamente muito superior às outras formas de proteção marítima para portos. Os blocos de concreto fabricados pelo caixoneiro, considerado o maior do mundo, substituem as usuais barreiras de rocha empilhada.

Vice-governador diz que Porto do Açu vai receber os maiores navios do mundo

O vice-governador do Rio, Luiz Pezão, afirmou nesta terça-feira que o Porto do Açu vai receber os maiores navios do mundo. A declaração foi dada em visita para conhecer o caixoneiro, peça fundamental para a construção do Super Porto de Eike Baptista, que está ancorado na Baía de Guanabara. A maior caixa de aço do Mundo chega ao Rio com custo total de R$ 1,5 bilhão.

"O Porto do Açu vai receber os maiores navios do mundo, o que representa um avanço econômico de máxima importância. Estamos mais do que satisfeitos em termos Eike Baptista como um parceiro, ele é um empresário que realmente aposta e investe no Rio de Janeiro", disse Pezão.

O secretário de Transportes, Júlio Lopes, acompanhou o vice-governador na visita e se mostrou satisfeito com o investimento. "Junto com outros portos, como o de Itaguaí, estamos construindo o maior complexo portuário do Brasil, com os maiores e melhores equipamentos do mundo em termos de tecnologia de construção", afirmou.

Nenhum comentário: