sábado, 30 de abril de 2011

Torneira pingando desperdiça 46 litros de água em um dia

Economizar água é também garantia de economia de dinheiro. Mas a questão não é só a grana. Mudar alguns hábitos pode ser bem mais simples do que parece – você faz coisas muito mais difíceis todos os dias. Duvida?

torneira ligada

Ao sair do banho um minuto antes do normal, você já poupa de 3 a 6 litros de água. Nessa brincadeira, uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes conseguiria deixar de gastar em torno de 6 milhões de litros se todos fizessem a mesma coisa, o que daria para encher pouco mais de duas piscinas olímpicas.

Mas se você não está disposto a deixar o banho mais longo de lado, existem outras opções. Claro que não precisa virar maníaco-compulsivo, mas é sempre bom checar se a torneira está bem fechada. Às vezes, e nem é por mal, ela fica pingando, e aí… podem ir embora ralo abaixo nada menos que 46 litros de água em um dia. Em um ano inteiro, esse número soma 16 mil litros, o que representa cerca de 64 mil copos de água (desses de requeijão, sabe?). Se quiser fazer melhor ainda (aproveitando aquela reforma no apê…), vale instalar torneiras com aerador, uma espécie de peneira na saída da água. A peça não prejudica a vazão e ainda ajuda a economizar.

Na hora de escovar os dentes também é possível poupar, já que uma torneira aberta pela metade chega a gastar 12 litros de água em cinco minutos. Se você fechá-la enquanto escova, vai usar no final em torno de 1 ou 2 litros. Fácil, fácil.

Fonte: Revista Superinteressante

4 comentários:

ArteSã Blog disse...

Oi Gal!
Seja bem-vinda ao grupo de amiga(o)s do ArteSã Blog. Adorei tudo ,ainda mais a Penélope Charmosa lá de cima!, rs... É charmosa mesmo!, rs...
Vamos manter contato, ok?
Mil beijocas,
Si
ArteSã - Simone Salles
http://artesablog.com.br

Beth Muniz disse...

Oi Gal,
Sigo a risca todas as dicas.
Valeu!
Beijão.

Charles Netto disse...

Sua postagem trás em si uma informação importante e que calculo que poucos dão atenção e quem sabe nenhum pingo de cuido em fechar a torneiro no dia, fazendo assim o desperdício de milhares de litros de água durante o ano, sendo que isso um custo ambiental e financeiro, que sabe um dia haja mais consciência a esse respeito não é mesmo????

Mauro Brondani disse...

Olá amiga, depois de muitas brigas, rsrsrs...minha esposa conseguiu me tirar esse costume feio em desperdiçar água fazendo barba ou escovando os dentes,agora a encrenca é com meu guri,mas ele aprende de tanto levar bronca,rsrsrs...muito boa a iniciativa em divulgar que pequenas atitudes pode resultar em uma economia no nosso bolso e colaborar com o meio ambiente!!!!
Beijão!!!!