quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bill Gates financiará vacinas no Butantan e na Fiocruz


Americano confirmou que mandou técnicos ao país, para debater a possibilidade. Ministro afirmou que o presidente da Fiocruz vai aos EUA

Bill Gates, fundador da Microsoft e hoje o maior financiador particular de iniciativas de saúde no mundo, negocia uma doação à Fiocruz e ao Instituto Butantã para transformar os locais em uma base para a exportação de vacinas. Gates confirmou ontem que mandou seus técnicos ao Brasil para debater a possibilidade. Ele espera do país a definição de quais vacinas ganhariam prioridade no processo.

O Ministério da Saúde não esconde o entusiasmo com a possibilidade do investimento e confirmou que o primeiro contato entre Gates e o Brasil ocorreu em setembro passado, em Nova York. Na ocasião, ele se reuniu com o então chanceler Celso Amorim. O encontro foi seguido de uma missão enviada pelo americano à Fiocruz e ao Butantã. "Meu pessoal ficou muito impressionado com a qualidade do trabalho", disse Gates.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que Gates "tem interesse forte na Fiocruz e no apoio à produção de vacinas, principalmente a pneumocócica, e em promover mecanismos de gestão que permitam baixar os custos". O ministro não deu mais detalhes, mas afirmou que o próprio presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, vai aos EUA se reunir com a Fundação Bill e Melinda Gates.

Segundo Gates, a negociação depende do que o Brasil quer de suas instituições. "Não há nada fechado de concreto por enquanto. Estamos conversando", explicou. "Queremos um acordo para permitir a exportação de vacina. Aguardamos uma decisão sobre qual vacina o país terá capacidade de produzir ao menor custo mundial."

O mercado de vacinas no mundo chega a mais de US$ 24 bilhões por ano. Gates convocou ontem os ministros da Saúde do mundo para lançar a "década da vacinação". O objetivo é imunizar dez milhões de crianças até 2020.

2 comentários:

O Olho de Tandera disse...

Lendo um blog pude me deparar com uma declaração RIDÍCULA do Bispo Vieira Reis, é o Bolsonaro de Campos!!!
Ele discorda da lei contra e homofobia. Dizendo que estão dando o direito para fazerem uma farra. E diz que homossexualismo é uma agressão. E começou com um discurso religioso e esquecendo que o Estado é laico.
Convocamos todas as Monetes de Campos e afins a mostrar ao Bolsonaro sanguessuga da planície nossa manifestação na Camara, na praça sao Salvador, na casa, na igreja e aonde mais o bispinho quiser.

Guta Schneider disse...

Acho que essa iniciativa de Bill Gates só merece elogios!

Vamos esperar que tudo dê certo e que venha esse investimento o mais rápido possível!

Bjs,

Guta