sexta-feira, 17 de junho de 2011

TI movimentou 85 bilhões de dólares no Brasil em 2010


Não há dúvidas de que o mercado de tecnologia anda aquecido. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) acaba de divulgar números expressivos sobre a área, revelando que, em 2010, o setor movimentou mais 85 bilhões de dólares. É o equivalente a quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O estudo, elaborado pelo centro de pesquisas IDC, aponta ainda que, se o segmento de telecomunicações for adicionada ao “bolo”, o total pula para 165,69 bilhões, alcançando quase 10% do PIB.
“A meta para 2020 (sem ajuda de telecomunicações) é elevar o peso do setor para 6,5% do PIB, com faturamento de 200 bilhões de dólares”, afirma Antonio Gil, presidente da Brasscom. “As oportunidades são imensas, mas os desafios também são grandes. O país precisa reduzir os custos da mão de obra, porque eles consomem em torno de 70% das receitas das empresas”, diz.
Os números revelam ainda um detalhe importante. Do faturamento total do setor, 98,5% (ou 163,3 bilhões de dólares) são provenientes do mercado interno. As operações internacionais foram responsáveis por apenas 2,39 bilhões de dólares. No mundo, o setor de TI aliado à área de telecomunicações chegou a 1,5 trilhão de dólares. A cifra deve duplicar até 2020.
A Brasscom aposta agora no aprimoramento de profissionais, na melhoria da infraestrutura e na inovação na área. Os dados do levantamento foram encaminhados ao ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Um comentário:

Unknown disse...

Gal minha amiga, estou dando uma passadinha para deixar um Bjo, e ja estou lhe seguindo, aguardo sua visita ao meu Blogger:
http://dalva100vidaenatureza.blogspot.com/, espero que me siga também, parabens amei o seu Blog.
Bjo no core.