quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bacia de Campos: identificada presença de hidrocarbonetos no poço pioneiro OGX-52


A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, identificou a presença de hidrocarbonetos nas seções santoniana e albiana do poço 1-OGX-52-RJS, no bloco BM-C-41, em águas rasas da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.
“Esta nova descoberta, próxima à acumulação de Waimea, testou exitosamente calcarenitos albianos, em uma posição mais profunda, completamente independente da descoberta anterior. Importante destacar também a descoberta de óleo em reservatórios arenosos de idade santoniana. Estas descobertas comprovam, como sempre informamos, o grande potencial remanescente de recursos nesta importante província petrolífera, na porção mais meridional da Bacia de Campos”, comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.
Foi encontrada uma coluna com hidrocarbonetos em arenitos da seção santoniana em torno de 12 metros e net pay de aproximadamente 5 metros. Adicionalmente, outra coluna de 174 metros foi encontrada em carbonatos da seção albiana e net pay em torno de 96 metros.
O poço OGX-52, denominado Tambora, localizado no bloco BM-C-41, situa-se a 93 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 130 metros. A sonda Ocean Ambassador iniciou as atividades de perfuração no dia 04 de julho de 2011.
fonte: campos 24horas

Nenhum comentário: