quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rio é a 12ª cidade mais cara do mundo

 
São Paulo avançou 11 posições desde 2010, chegando ao 10º lugar no ranking


O novo resultado indica que os dois municípios brasileiros são os mais caros da América do Sul e do Norte e estão na frente de cidades como Londres (18) e Paris (27). Nova York, eleita a mais cara dos Estados Unidos, aparece na 32ª posição.
Entre os motivos para a escalada meteórica é o fato de o Real estar valorizado se comparado ao dólar, o que faz com que o custo de vida - cotado na moeda americana - aumente.
A pesquisa é feita com base em uma análise dos valores de  mais de 200 serviços e produtos em cada localidade, como residência, transporte, alimentação, vestuário, bens domésticos e lazer. Além disso, são considerados fatores que aumentam o custo de vida  a instabilidade política, segurança e inflação.
A cidade de Luanda, em Angola, lidera a lista mundial. Já na última posição, Karachi, no Paquistão, aponta como o município mais barato para se viver, com custo três vezes menor do que o de Luanda.
Descompasso
Apesar de São Paulo e Rio de Janeiro aparecerem na frente de cidades ícones como Londres, Paris e Nova York, paulistas e cariocas ganham pelos menos quatro vezes menos do que os americanos, cinco vezes menos do que os ingleses e sete vezes menos do que os franceses.
Em Paris, o salário mínimo é de, em média, 12,5 dólares (8,86 euros) por hora de trabalho, número que cai para 9,54 (5,93 libras) em Londres e 7,25 em Nova York. Já no Rio de Janeiro e São Paulo, salário dos trabalhadores é, em média, 1,73 dólares (2,72 reais) a hora.
Veja a lista dos 12 lugares mais caros do mundo:
1 – LUANDA/ANGOLA
2- TOKYO/JAPÃO
3-N’DJAMENA/CHADE
4-MOSCOW/RÚSSIA
5-GENEBRA/SUÍÇA
6-OSAKA/JAPÃO
7-ZURIQUE/SUÍÇA
8-SINGAPURA/SINGAPURA
9-HONG KONG/HONG KONG
10-SÃO PAULO/BRASIL
11-NAGOYA/JAPÃO
12-LIBREVILLE/GABÃO
12-RIO DE JANEIRO/BRASIL

Nenhum comentário: