quinta-feira, 31 de março de 2011

ACABOU A GREVE NO PORTO

Acabou agreve do Porto do Açu


Durante a greve, os funcionários da ARG fecharam o acesso ao porto para protestar contra a empresa

Telmo Filho
Os trabalhadores do consórcio ARG Civil Port, que atua nas obras do empresário Eike Batista no Porto do Açu, em São João da Barra, decidiram ontem pelo fim da paralisação de três dias no canteiro. As obras devem ser retomadas hoje. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Eulálio, a EBX (grupo de Batista que controla a LLX, empresa responsável pelo porto) reconheceu as irregularidades da ARG e se comprometeu a atender as reivindicações dos trabalhadores. “Agora os trabalhadores têm a garantia do pagamento em 15 dias das horas in intineres (período em trânsito para o trabalho) referente a todo o ano de 2010, do Adicional de Periculosidade de 30% para trabalhadores das atividades em ficam expostos a ruídos, poeira e radiação, Plano de Saúde e equiparação com os salários dos trabalhadores da cidade do Rio de Janeiro”, explicou.
O movimento de 72 horas ganhou dos trabalhadores da ARG teve repercussão nacional, sendo chamada principal de capa ontem do jornal O Globo e destaque em diversos veículos da chamada “grande imprensa”. Os trabalhadores bloquearam várias vezes a via de aceso ao porto, queimando galhos e pneus. A LLX disse que 300 trabalhadores aderiram à greve, mas de acordo com o sindicato,  paralisação reuniu cerca de 1,2 mil funcionários.
Fim do movimento grevista foi divulgado em nota pelo Grupo LLX
Em nota, a LLX confirmou o fim da manifestação: “A LLX informa que a manifestação de trabalhadores nas obras do Superporto do Açu chegou ao fim. A ARG, consórcio responsável pela contratação dos trabalhadores, o sindicato da categoria, um representante dos líderes do movimento dos empregados da ARG e o Ministério do Trabalho assinaram um acordo que atende às seguintes reivindicações feitas pelos trabalhadores. Como conclusão do acordo, os trabalhos deverão ser retomadosgg imediatamente e, em caso de descumprimento do ajuste, a ARG estará desobrigada ao cumprimento dos compromissos assumidos”, afirma a empresa. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do grupo ARG.
Fonte: Fmanha

Um comentário:

ALUISIO NEVES DE OLIVEIRA disse...

Os sindicatos precisam fazer uma grande greve em favor dos aposentados e pensionistas do INSS, que recebem misérias, os trabalhadores de hoje serão aposentados miseráveis do amanhã.