terça-feira, 10 de maio de 2011

Marido de Jaqueline Roriz não irá depor na Câmara dos Deputados

O empresário Manoel Neto, marido da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), não deve comparecer na próxima quarta-feira (11) à audiência marcada para às 14h30 no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, no processo contra a parlamentar por quebra de decoro parlamentar. A informação é do assessor de Jaqueline e do marido dela, Paulo Fona.

Segundo o assessor, a decisão de Neto se baseou na orientação dos advogados do casal, que já trabalham na defesa de Manoel e Jaqueline na ação que respondem no Supremo Tribunal Federal, por suposto recebimento ilícito em 2006.
As imagens do pagamento a Jaqueline foram feitas por Durval Barbosa, que também foi delator do escândalo de corrupção do governo do Distrito Federal, que ficou conhecido como mensalão do DEM. No vídeo, Jaqueline e o marido receberam das mãos de Barbosa maços de dinheiro.
Segundo o presidente da Comissão de Ética, o deputado federal José Carlos Araújo (PR-BA), o anúncio oficial da recusa do convite ainda não chegou até ele. “Não tenho como convocá-lo. É por isso que eu brigo pela mudança do regimento do Conselho, que não pode convocar [a exemplo de CPIs], só convidar as testemunhas dos casos”, disse o parlamentar.
Além da análise de que se houve ou não quebra de decoro pelo recebimento do suposto “caixa 2” da campanha da deputada, o Conselho de Ética avalia também a denúncia do PSOL de que a deputada utilizaria verba de gabinete para o aluguel de uma sala comercial de propriedade do próprio marido.
Manoel Neto comentaria os dois assuntos. Na semana passada, a recusa de participar do Conselho foi de Barbosa, que disse preferir “se prevenir” de possíveis constrangimentos durante o depoimento por parte dos deputados.

Nenhum comentário: