quarta-feira, 11 de maio de 2011

TERREMOTO NA ESPANHA COM 10 MORTOS

Terremoto de magnitude 5,3 causa destruição e morte na Espanha

Terremoto de magnitude 5,3 causa destruição e morte na Espanha


 Várias pessoas na rua Galicia de Lorca, uma das afetadas pelo terremoto de intensidade 5,3 graus, que atingiu a região de Murcia Mais Israel Sánchez/EFE
Um terremoto sacudiu nesta quarta-feira (11) à tarde o sudeste da Espanha, causando danos materiais principalmente na cidade de Lorca e deixando pelo menos oito mortos e dezenas de feridos, segundo autoridades espanholas.
O governo chegou a anunciar 8 mortos, mas autoridades retificaram a informação algumas horas depois.
Construções antigas que desabaram em Lorca, incluindo a torre de uma igreja. Carros estacionados próximos a prédios afetados foram atingidos pelos destroços. O tremor chegou a ser sentido inclusive na capital, Madri.

De acordo com instituto de pesquisa geológica dos EUA (USGS), o terremoto teve magnitude 5,3 e foi registrado às 18h47 (13h47 no horário de Brasília), cerca de uma hora e meia depois de um primeiro tremor mais fraco.
O jornal espanhol "El País" relata que os tremores deixaram rachaduras nas estradas e aconselha precaução para as pessoas que precisem trafegar pela região afetada.
.
  • Google Maps Veja localização do epicentro do terremoto que atingiu região sudeste da Espanha nesta quarta (11)

Envio de ajuda

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ordenou a mobilização da Unidade Militar de Emergência (UME), criada para agir nas situações de catástrofes naturais.
O sudeste da Espanha "é uma das regiões de maior periculosidade sísmica da Península e é normal que se alcancem estas magnitudes, mas não temos constâncias de magnitudes maiores na região", afirmou à rádio pública o diretor da rede sísmica espanhola, Emilio Carreño.

Carros foram atingidos por desabamentos parciais em Lorca

  • Reprodução
  • Reprodução

Nenhum comentário: