segunda-feira, 25 de abril de 2011

Direitos Humanos São Para Humanos Direitos

De Mãe para mãe



Carta enviada de uma mãe para outra mãe em SP (após noticiário na TV)

Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão, contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da Febem em São Paulo para outra dependência da Febem no interior do Estado.

Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.

Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONGs, etc...

Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender seu protesto.
Quero com ele fazer côro. Enorme é a distância que me separa do meu filho.

Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família...

Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha para mim importante papel de amigo e conselheiro espiritual.

Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma vídeo-locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.

No próximo domingo, quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...

Ah! Ia me esquecendo, e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu, que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem.

Nem no cemitério, nem na minha casa, nunca apareceu nenhum representante destas "Entidades" que tanto lhe confortam, para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar os meus direitos!

Prisão é para punição e para dar exemplo. Pensar em recuperação é romantismo e utopia.



Talvez a gente consiga acabar com esta inversão de valores que assola o Brasil.

Direitos Humanos São Para Humanos Direitos

4 comentários:

machoemcrise disse...

Olá querida gal !!

Lamento não concordar com essa carta “para dizer a verdade acho que ela nem é verdadeira, apenas mais uma corrente da internet”

Mas mesmo assim vamos aos fatos, concordo com os lamentos da mãe após ter perdido um filho de forma tão banal, mas uma coisa não pode justificar a outra, o garoto que foi para a Febem esta pagando pelo crime que comenteu, se é justo ou não depende da justiça brasileira, então ela não deve julgar uma mãe que reclama se o filho esta sendo transferido, afinal essa transferência provavelmente não esta sendo feita para punir o garoto e sim por uma medida politica.

Além do mais, todos os custos da viagem da mãe para ver o filho poderá ser paga pelo estado, se a mãe provar que não tem condições de visita-lo, já que todo preso tem direito de visita, sendo assim os custos da viagem dela seria pago com o nosso dinheiro, como acontece em muitos casos.

Para finalizar, por mais que a mídia diga que direitos humanos só ajudam presos, isso é uma mentira, os direitos humanos tbm auxiliam famílias que sofreram algum tipo de trauma, só que a maioria não sabe disso e não vai procurar.

Para saber mais sobre direitos humanos acesse http://www.direitoshumanos.gov.br/

Beijos e tenha uma ótima semana

Anônimo disse...

ACHO UM ABSURDO O ESTADO CUSTEAR UM PRESO... E ESSE INDUTO QUE ELES NEM VOLTAM PRA CADEIA... SOU CONTRA OS DIREITOS HUMANOS PRA LADOESZINHOS DE MERDA...

Suely Poubel disse...

Olá Gal! Tambem recebi esta carta por email, e assim como você publiquei no meu blog, o "nosso amigo MACHO EM CRISE" (deve continuar em crise atá hoje, coitado!), diz que o "garoto" (porque ele não leva o garoto pra casa dele?)que foi p/Febem já esta pagando pelo crime que cometeu, desde quando a "colônia de férias Febem" regenera alguem? Se ele for capaz de me citar um nome só, eu bato palmas p/ele, e "tadinha" da mãe dele né? Só faltou tempo p/ela dar educação, amor, carinho, e colocá-lo no caminho de DEUS, poi te garanto que ele nunca entrou em uma igreja, nem que fosse p/assistir a um casamento... A discussão é longa, e não vou usar o seu lindo blog p/isso, só tenho a te agradecer a visita e deizer que adorei o seu blog (amooo a côr rosa). bjnhos.

Anônimo disse...

Olá Gal

Primeiramente quero agradecer esse espaço ,para que eu possa expor o que eu penso sobre" os direitos humanos" e o "código penal brasileiro" .Eu tenho 17 anos e sei muito bem o que é estudar durante o dia e trabalhar a noite.
Na minha opinião, o código penal brasileiro é asqueroso, o código penal é nojento, o código penal é desgraçadamente uma arma para os bandidos juntamente com essa comissão dos "direitos humanos".
Quero também supor o que acontece todos os dias com as famílias desse país, uma situação para esse tal machoemcrise aí.
Machoemcrise, imagine que alguns bandidos invadam sua casa ,estuprem ,barbarizem ,e assassinem toda a sua família. sua família morre e vai para o cemitério e os bandidos vão para uma "colônia de ferias" com café da manhã, almoço, café da tarde, janta e um colchãozinho para queimar de vez em quando, tudo isso pago com o seu dinheiro, porque a "comissão dos direitos humanos" os agracia com tais regalias, e se por ventura falte alguma dessa mordomias, a comissão dos falsos, moralistas estarão lá, imediatamente para "descer a lenha" nos responsáveis. E agora eu te pergunto Machoemcrise, será que algum membro da comissão dos falsos moralistas se prontificariam em comparecer e sua residência para ao menos lhe dar uma palavra de conforto? acho que não , porque nesse país os "direitos humanos" não são para humanos direitos.