sábado, 14 de maio de 2011

RETROSPECTIVA SEMANAL

Top da semana
07 de Maio a 13 de Maio - 2011
A rejeição de uma estação de metrô por um grupo de moradores de Higienópolis, em São Paulo, desencadeou uma impressionante onda de protestos. O craque Neymar confirmou que terá um filho com uma mulher de 17 anos. O SBT exibiu o primeiro beijo gay da televisão brasileira.
  • Todo mundo quer metrô em seu bairro. Certo? Não em Higienópolis, um dos bairros mais agradáveis de São Paulo. Uma entidade de moradores reuniu assinaturas pedindo o cancelamento de uma estação no bairro. "Vai ser praça de maconheiro", justificou uma moradora. O governo aparentemente atendeu o pedido. A repercussão foi a pior possível.
  • Aos 19 anos, um dos mais promissores talentos do futebol brasileiro, Neymar é também uma das figuras mais alegres do meio. Esta semana, porém, ele teve que encarar um assunto sério: a revelação de que engravidou uma mulher de 17 anos. O jogador afirmou que vai assumir a paternidade.
  • Pela primeira vez na história das telenovelas brasileiras, duas mulheres se beijaram desinibidamente em cena. A ousadia, obra de "Amor e Revolução", de Tiago Santiago, foi exibida na última quinta-feira pelo SBT e provocou muito polêmica. Mas não conseguiu elevar os índices de audiência da novela. Veja a cena:
  • O SBT também foi notícia por conta da descoberta de um rombo de R$ 1 milhão em um programa da emissora, "Domingo Legal". O desfalque está ligado justamente a um quadro assistencialista da atração, que constrói ou reforma casas para necessitados. O apresentador Celso Portiolli não tem relação com a operação até aqui suspeita.
  • O crescimento e a estabilidade econômica dos últimos anos e a mudança no perfil sócio-econômico da população levaram a Rede Globo a alterar o foco de sua programação. De olho na emergente classe C, a emissora está mudando a orientação de suas novelas, jornalísticos e programas de humor, revelou o diretor-geral da Globo, Octavio Florisbal.
  • Cinco anos depois dos ataques do PCC que deixaram São Paulo em pânico, o Estado ainda convive com os desmandos da organização. Uma reportagem mostrou o impressionante, e eficiente, sistema de execução de seus desafetos. Ouça os áudios:
  • Acusações de compra de votos e corrupção na Fifa, a entidade que dirige o futebol mundial, estão se tornando cada vez mais freqüentes. Desta vez, partiu de um cartola britânico, que acusou uma série de dirigentes, incluindo Ricardo Teixeira, de fazer pedidos heterodoxos em troca de votos a favor da Inglaterra. Todos os acusados negam.
  • Uma mãe foi repreendida pelo segurança ao dar de mamar ao filho em um local público. Outra teve a foto em que aparecia amamentando retirada do Facebook. Os dois fatos levaram a uma mobilização inédita em São Paulo, um "mamaço", que rendeu fotos de impacto.
  • A morte de Osama Bin Laden foi a justificativa anunciada por um grupo Taleban para o atentado que matou 80 pessoas no noroeste do Paquistão. "É uma primeira ação para vingar o martírio de Osama e foi executada por dois de nossos combatentes", disse um porta-voz da organização.
  • 10º
    Não existe crime melhor ou pior, mas há os mais e os menos barulhentos. Na primeira categoria, enquadra-se um que, infelizmente, está virando "moda" no Brasil: a explosão de caixas automáticos. Já há relatos de empresas querendo retirar os caixas de dentro de seus estabelecimentos. E o susto dos vizinhos dos bancos, que acordam no meio da noite com explosões?

Nenhum comentário: