sexta-feira, 24 de junho de 2011

Site do IBGE é invadido por hackers


'Governo vivenciará maior número de ataques na história', diz mensagem.
Hackers se identificam como um grupo nacionalista.


IBGE, hacker, hackeado (Foto: Reprodução/Site do IBGE)Hackers se identificam como grupo nacionalista
em mensagem deixada no site

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi invadido por hackers na madrugada desta sexta-feira (24). No topo da página na internet, está escrito "IBGE Hackeado – Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vem logo abaixo.
O IBGE confirmou a invasão por meio de sua assessoria de imprensa, por volta das 8h, mas alegou que o banco de dados não foi afetado. A equipe técnica da Diretoria de Informática avalia se houve algum outro tipo de consequência. Alguns minutos depois, o site foi tirado do ar.
Ao pé da página, os hackers ainda negam ter relações com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil, que seriam "grupos sem qualquer ideologia", segundo a mensagem deixada pelos hackers.
IBGE, hacker, hackeado (Foto: Reprodução/Site do IBGE)Site do IBGE foi tirado do ar após ataque

O LulzSecBrazil é apontado como o responsável pelos ataques que derrubaram sites do governo na madrugada de quarta-feira (22). Foi o maior ataque sofrido pelo governo, com mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo, segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O órgão informou que o ataque não causou danos às informações disponíveis nas páginas e partiu de servidores localizados na Itália.
A ação realizada pelos hackers na página do IBGE é diferente da que derrubou os portais da Presidência e do governo brasileiro na quarta. No caso do IBGE, foi feita uma “pichação” no site, ou uma alteração de página. Para derrubar os portais do governo, os hackers utilizaram sistemas que faziam múltiplas tentativas de acesso ao mesmo tempo, técnica batizada de “negação de serviço” e conhecida pelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service).

3 comentários:

Anônimo disse...

O Governo tá nem aí p'ra eles; no final das contas eles tão roubando dados de cidadões honestos e dizendo que é contra o governo... hã-han, sei!... roubar dados e dizer que contra o quê do governo?, massa essa nova definição p'ra ladrões: roubo o cidadão, mas sou contra o governo! (rebeldes sem causa)

Anônimo disse...

Realmente, confundir DDoS com invasão é pra queimar o filme de qualquer grupo hacker sério.

Anônimo disse...

Nacionalistas?????

Nazistas eram nacionalistas!!!!!!!!!

Fascistas são nacionalistas!

Comunistas são nacionalistas!

Os militares do golpe de 1964 são nacionalistas.

Hacker sério, tenha dó.

Que ideal ou bandeira eles estão defendendo?

Resposta, só o ideal deles, ou seja APARECER e mais nada.